terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Chamada de trabalhos da SECTI sobre Estado do Futuro - Maranhão 2030



  

1. A SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, considerando a necessidade de subsidiar a formulação e implementação das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no Estado do Maranhão, torna público o presente EDITAL SECTI Nº 16/2015 - ESTADO DO FUTURO - MARANHÃO 2030 (http://issuu.com/jhonatanalmada/docs/edital-estadodofuturo) que visa selecionar textos para publicação no âmbito da Coleção Estado do Futuro – Maranhão 2030.



2. O objetivo do presente Edital é selecionar textos relativos ao debate e a reflexão sobre o futuro do Maranhão tendo por horizonte temporal o ano de 2030, com o objetivo de identificar as sementes de futuro (tendências de peso, incertezas e surpresas inevitáveis) e as principais megatendências nas diversas dimensões da sociedade e áreas do conhecimento. Consideram-se dimensões prioritárias:
       I.            População e sociedade;
    II.            Ciência e tecnologia;
 III.            Economia;
 IV.            Meio ambiente.

3. Adotar-se-á os conceitos utilizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no âmbito do trabalho “Megatendências Mundiais 2030: o que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo? – contribuição para um debate de longo prazo para o Brasil”, acessível em http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/151013_megatendencias_mundiais_2030.pdf.

- Sementes de futuro referem-se fatos ou a sinais existentes no passado e no presente que sinalizam possibilidades de futuro, considerando-se:
- Tendências de peso: referem-se a eventos cujas perspectivas de direção e de sentido são suficientemente consolidadas e visíveis para se admitir suas permanências no período considerado. 
- Incertezas: referem-se a variáveis as quais não se sabe os comportamentos futuros. 
- Surpresas inevitáveis: referem-se a eventos futuros com ocorrências previsíveis, pois têm suas raízes em outras sementes de futuro que já estão em operação neste momento;

4. Os textos deverão ser enviados pelos proponentes no formato digital docx, com a seguinte formatação:
       I.            Título centralizado caixa alta e negrito;
    II.            Nome completo dos autores alinhado à direita, logo abaixo do Título;
 III.            Currículo resumido dos autores em nota de rodapé, com e-mail e um máximo de três linhas;
 IV.            Resumo em português e um segundo idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol);
    V.            Conteúdo explicitando as sementes de futuro da dimensão objeto de reflexão digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas 1,5, observando-se os elementos essenciais da escrita de um artigo científico, conforme ABNT;
 VI.            Referências ao final do texto, conforme normas da ABNT.

5. Os textos deverão ter no mínimo 20 páginas, incluindo as Referências.

6 O período de submissão de textos ocorrerá entre os dias 6 de janeiro de 2015 e 29 de abril de 2016.

7. Os textos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail publicacoes@secti.ma.gov.br, informando no campo Assunto do e-mail o Sobrenome e o Edital.

Translate